sábado, 21 de janeiro de 2012

CONDIÇÕES PARA CONSUMO: EXPERIMENTE: KRAFTWERK.

O que é música? Você consome música? Em qual condição? No trânsito? Pra dormir? Pra dançar?

A música aparece sempre em qualquer meio de comunicação, qualquer hora do dia e creio que temos a tendência de aprovar o que toca por ser mais fácil, mais rápido, por ser peça do entretenimento. No decorrer do tempo passamos a ter preferência por certa sonoridade, rítmo que seduz, melodia que cativa - o primeiro solo de guitarra ouvido, ou, aquela voz feminina que é perfeita para o conjunto. Por que não, o violoncelo? - Ok.

O que as mídias sociais vendem de arte ruim, é um caso a parte, mas, falando de música, os convido à uma AUDIÇÃO DA BOA.

Me lembro que percepção é a capacidade de identificar, compreender e talvez até mesmo reproduzir o que se ouve, certo? Por aí? Espero seja, pois, foi o que eu li!! (lol) Qual é a sua capacidade e seu interesse?

Experimente música.

Perceba de onde vem os ruídos que seu fone de ouvido faz, ou, que os falantes que mais costuma usar fazem. Se estiver estranho, muito grave (abafado demais), ou muito agudo (estridente demais), equalize, busque conforto na audição. Ter um bom reprodutor/propagador de áudio, é importante, caso contrário pode não conseguir experimentar nem 50% do que a obra é, de fato. E poder ouvir tudo o que a frequência sonora traz, pode alterar seu sentido à entender a música, à te elucidar a experiência, saca? É por aí...

Entre em contato com a música.

Não tenha preconceito em determinada peça na primeira audição e quando for ouvir algo importante, bem comentado, se for do estilo salsa e sua vibe estiver no rock ou outro estilo, aborte. Só ouça algo novo se estiver tranqüilo pra tal.

"Ow, que é que vou ouvir?"

Os papais Kraftwerk com o hitzão 'Autobahn'. Esse som é do homônimo disco de 1974. O som tem aproximadamente 23 minutos e foi uma das primeiras obras da música eletrônica que me chamou a atenção, pela perfeição em quantidade de elementos eletrônicos sintetizados que se explicam a cada segundo executado, passando aquela impressão de estarmos em cena. Ouvi até uma lenda urbana de que esse som veio da gravação dos barulhos da Estrada Autobahn, sintetizaram, desenvolveram beats e criaram a trilha. A audição chega a ser quase que 3D! Tire suas conclusões ae, boa viagem e se pans, comentaê!





Abrações,

Nenhum comentário: